terça-feira, 21 de setembro de 2010

Noticia

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios, jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos politicos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afectarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.

Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:
  1. Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas
  2. Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor
  3. Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público
  4. Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público
Exemplo de Noticia:

http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/09/ficha-limpa-e-necessaria-para-85-dos-eleitores-brasileiros-diz-ibope.html

Até o próximo encontro!

Formatos Gênero-informativos


Todos os gêneros são subdivididos em formatos, Começarei portanto pelo Gênero informativo , que se divide em:

- Nota
- Notícia
- Reportagem
- Entrevista

E quais os exemplos de Gênero?



- Informativo
- Interpretativo
- Opinativo
- Diversional
- Utilitário

O que afinal são Gêneros Jornalisticos?

A partir de uma pesquisa feita na internet, sobre o real sentido da expressão Gênero Jornalistico, me deparei com a seguinte definição.

"O gênero jornalístico deve ser considerado como ato comunicativo relativamente estável, ou seja,enunciação relativamente estável e não enunciado relativamente estável. Quatro principais critérios de definição de gênero para a formação discursiva jornalística (FDJ, por RINGOOT & UTARD, 2005): finalidades institucionais, lógica enunciativa, força argumentativa, identidade discursiva (competências empregadas) e potencialidades do mídium.Para que as composições discursivas da FDJ sejam consideradas gênero é necessário que se realizem na combinação regular de alguns elementos: 1) lógica enunciativa, que se dá na relação entre objetos de realidade, compromissos realizados e tópicos jornalísticos; 2) força argumentativa, que se dá na relação entre o grau de verossimilhança dos enunciados e o nível de evidência dos OR, medida pelos tópicos jornalísticos; 3) identidade discursiva, que se dá na relação entre status (competências) e as dimensões de sujeito comunicante, locutor e enunciador no ato da troca comunicativa; e 4) potencialidades do mídium (algumas apenas influentes).

Fonte: http://www.scribd.com/doc/28326037/Generos-Jornalisticos-partindo-do-discurso-para-chegar-a-finalidade

Trabalho apresentado no GP: Gêneros Jornalísticos, IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisas emComunicação, evento componente do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

Achei interessante a definição que enumera alguns elementos presentes, então achei bem interessante. 

domingo, 19 de setembro de 2010

Finalidade .

Esse blog foi criado, a partir de um trabalhado da disciplina de Gêneros Jornalisticos, do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da UESB, ministrado pelo professor Marcus Lima. E tem como objetivo principal trabalhar de uma forma prática acerca dos diferentes tipos de Gênero, nos mais diferentes meios de comunicação.